Você Sabe Quais São as Profissões do Futuro? TOP 5 Tendências!

saiba mais quais são as principais profissões do futuro e saia na frente da concorrência no mercado de trabalho!

Sem tempo para ler o artigo? Aperte o PLAY e ouça-o na íntegra!

A rapidez com que o mundo se transforma atualmente, principalmente devido às evoluções digitais, faz com que pensemos cada vez mais nas profissões do futuro.

Abaixo, separamos algumas das carreiras e áreas profissionais que prometem conquistar de vez o mercado de trabalho. 

Quais são as profissões do futuro?

Antes de verificarmos as principais profissões que terão relevância no futuro, é preciso fazer uma ressalva. 

Todos os itens que separamos abaixo se relacionam com a tecnologia. Ela, em constante desenvolvimento, também reflete sobre o mercado de trabalho. E isso ocorre por inúmeros fatores:

PUBLICIDADE

Por isso, é impossível não atrelar o futuro do mercado de trabalho às tecnologias. Elas não só melhoram as atividades profissionais, mas também, as tornam mais produtivas, especializadas e relevantes.

Dito isso, vejamos algumas das principais profissões do futuro!

1. Professor online

A primeira das profissões do futuro que trazemos para você é a de professor online. Nesse caso, temos a adaptação de uma profissão que já existe há milhares de anos (professor) às tecnologias.

É claro que atualmente existem inúmeras aulas online, o que se intensificou em razão da pandemia. Contudo, a atuação profissional como professor online deve ultrapassar isso, com especialização do educador diretamente voltada à atuação na internet.

O futuro da educação inclui o uso digital das ferramentas não apenas para aulas a distância, mas igualmente para melhoria da apresentação de atividades, mídias de interação e linha didática moderna.

Veja neste post diversas instituições que oferecem possibilidades para você estudar de graça da internet: “Cursos Gratuitos Online para Alavancar a sua Carreira Profissional em 2021”.

2. Desenvolvedor de software

A segunda profissão do futuro é a de desenvolvimento e análise de sistemas. Essa atividade já existe e tem bastante demanda.

A cada dia, os sistemas de informação se modernizam, principalmente pela intensa migração social para a internet e sua democratização. Dessa forma, não apenas indivíduos tomaram o espaço online, mas também serviços e produtos, que precisam de análises e aperfeiçoamento digitais.

As empresas precisam se diferenciar e, por isso, desenvolver sistemas cada vez mais inteligentes para fins diversos e múltiplos.

3. Social Media

A profissão de social media, assim como as duas anteriores, não será uma novidade do futuro, uma vez que já existe. 

Entretanto, sua demanda, que já é crescente, tende a se tornar ainda mais intensa. É por isso que uma das profissões do futuro que se destaca é a de social media. Diferentemente do que muitos pensam, é preciso ter conhecimento em diversas vertentes para obter sucesso nesse caso.  

O social media precisa, necessariamente, entender como funcionam as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.). Ao mesmo tempo, como o público se comporta e qual é o seu público-alvo, aplicando conhecimentos de marketing digital e SEO.

4. Engenheiro de nuvem

Outra profissão do futuro que não poderia ficar de fora da nossa lista relaciona-se à engenharia de nuvem

Nesse caso, corresponde ao desenvolvimento e à manutenção de sistemas de armazenamento de dados. Aliás, esses profissionais trabalham tanto com computadores baseados em sistemas de nuvem quanto com o desenvolvimento de ferramentas de análise de dados. 

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), essa profissão, que já era importante, torna-se ainda mais relevante. Por isso, ela tem uma grande demanda atualmente, a qual tende a continuar em crescimento. 

5. E-commerce

Além dessas profissões, é claro que o comércio continuará relevante no mercado de trabalho, principalmente o comércio eletrônico.

Essa modalidade permitiu com que muitas pessoas, ainda que sem grandes investimentos de capital, pudessem criar o seu próprio negócio digital!

Como me preparar para as profissões do futuro?

Profissões do futuro
Imagem por Dollar Gill em unsplash.com

Agora que você já sabe sobre algumas das principais profissões que se manterão expressivas no futuro e, portanto, são ótimas escolhas para carreira profissional, resta entender como se preparar para elas.

Em primeiro lugar,  a realização de uma graduação universitária na área é sempre uma boa escolha. Isso não apenas lhe prepara para o mercado de trabalho com os conhecimentos específicos e técnicos da área, como também enriquece o seu currículo.

Da mesma forma, você precisará complementar seus conhecimentos do ensino superior. Poderá, então, apostar em cursos que lhe auxiliem a entrar no mercado de trabalho mesmo antes de concluir a graduação.

Aprender sobre gestão de marca pode ser uma ótima iniciativa para obter sucesso ao exercer as profissões do futuro. A sua imagem é essencial, bem como a forma que você se identifica para seu público. Em tempos de redes sociais e relações virtuais, isso ganha ainda mais relevância. 

Considere uma de nossas indicações que se volta exatamente para isso, que é o Brandpedia: Curso de Branding Jaime e Cecilia Troiano, especialistas quando o assunto é gestão de marcas.

Então, não deixe de enriquecer seu currículo e de focar nas informações que realmente farão a diferença no seu sucesso profissional.

Boa sorte nessa sua jornada!

Redatora profissional, formada em Sistemas de Informação, com MBA em Gestão de Projetos e especialização nas áreas de BI, Cyber Security, Membro da ANPPD e Marketing Digital. Apaixonada por jogos de luta, ação e corrida, e um amor incondicional pela escrita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *