Confira 7 Fontes de Oportunidades Inovadoras, de Peter Drucker

destacadas essas valiosas causas de oportunidades, é possível visualizar de maneira mais prática a temática empreendedora

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Saiba agora quais são as famosas 7 fontes de oportunidades inovadoras daquele que é considerado o “pai da administração”!

Em seu livro intitulado “Inovação e Espírito Empreendedor – Práticas e Princípios”, escrito em 1985, o renomeado escritor, professor e consultor Peter Drucker descreve alguns fatores considerados como de extrema relevância a transformações de maneira assertiva.

Inovação e espírito empreendedor
Inovação e espírito empreendedor: Prática e princípios, Drucker

Esses fatores, que são colocados como possibilidades inovadoras, foram denominados fontes de oportunidades inovadoras. Estas, teoricamente, devem ser buscadas para alcançar uma inovação de sucesso.

Um passo atrás…

Antes de aqui dispô-las, é pertinente destacar que para empreender é necessário ter condições, meios e diversos outros tipos de recursos adequados.

Dessa forma, em se tratando de países como o Brasil, as circunstâncias dadas para inovar e empreender são bastante difíceis e limitadas.

   

Isso pode nos levar a possíveis interpretações distorcidas quanto à nossa própria capacidade empreendedora.¹

Agora, feita a importante ressalva, seguimos então com uma breve descrição dessas fontes que, segundo Drucker, merecem toda a atenção dos empreendedores.

As sete fontes de oportunidades inovadoras de Peter Drucker

fontes de oportunidades inovadoras
Peter Drucker – Imagem por Jeff McNeill. Licença CC BY-SA 2.0

1. Inesperadas

A primeira fonte de oportunidade se dá de forma inesperada.

Um produto ou serviço já oferecido por uma empresa é uma fonte inesperada de inovação quando surgem, por exemplo, demandas completamente distintas de suas finalidades primárias.

Podemos ainda descobrir oportunidades quando da criação de determinado produto cujo fim seja completamente oposto à sua busca inicial.

Um exemplo bem conhecido é o caso dos Post-It, da empresa 3M.

Esse produto que, num primeiro momento, não tinha utilidade, tornou-se uma tremenda inovação!

Clique aqui e confira a história do Post-It contada pelo próprio inventor!

2. Incongruência

Esta frase nos remete à segunda fonte de oportunidade inovadora: “Entre a realidade como ela é de fato, e a realidade como se presume ser ou como deveria ser (DRUCKER, 1986).

Algumas vezes projetamos e produzimos coisas a certas realidades inexistentes, ao menos naquele momento presente.

Produtos que não estão alcançando valor real aos seus consumidores podem se tornar importantes fontes de mudança.

Ainda, determinados serviços prestados de maneira insatisfatória por seus concorrentes, podem ser a chave para seu sucesso!

3. Necessidade de processo

A necessidade de processo está intimamente relacionada à melhoria de métodos, principalmente em procedimentos diários da organização.

Geralmente, há processos que necessitam de melhorias na entrega do produto.

Aqui, vale a pena destacar o princípio da equifinalidade, que defende a existência de variados meios para se chegar a um mesmo resultado final.

Sobre esse princípio, sugerimos a leitura abaixo:

4. Estruturas industriais e mercadológicas

   

Num mundo cada vez mais globalizado, os setores industriais competem acirradamente por mais espaço no mercado.

Dessa forma, é essencial que se mantenham em constante atenção com as novidades tecnológicas.

Com novas ferramentas à disposição, as empresas poderão atualizar suas formas de produzir, buscando maior rapidez e eficiência. Ou, então, desenvolveram um projeto totalmente inédito!

Fontes de oportunidades inovadoras externas às organizações

Peter Drucker (1986) nos adverte que as três próximas fontes de oportunidades inovadoras estão alheias ao ambiente interno.

Na verdade, são compreendidas num olhar externo às organizações, diferentemente das que foram apresentadas até aqui.

5. Mudanças na dinâmica populacional

Nossa primeira fonte externa trata-se de mudanças nas dinâmicas populacionais,. Isto é, transformações demográficas em uma determinada região.

Por exemplo, suponhamos que um governo adotará medidas que irão melhorar significativamente a condição de vida de sua população. Com isso, irá diminuir as desigualdades locais, assim como aumentar o poder de compra.

Caso essas medidas tenham sucesso, elas trarão novas oportunidades de empreendimentos àquela região.

Existem, ainda, outras possíveis mudanças.

Por exemplo, uma melhora na expectativa de vida populacional, pode levar a novas possibilidades de mercados, com produtos específicos para clientes de maior idade.

6. Mudanças de perspectivas

Essa possibilidade diz respeito a mudanças no comportamento dos indivíduos em uma sociedade.

Acima de tudo, a evolução do ser humano trouxe versões inéditas de mundos com centenas de novos cenários potenciais.

É certo que mudanças desse tipo são muito mais difíceis de acontecerem, pois dependem de uma sucessão de fatores.

No entanto, trata-se de um terreno extremamente fértil quando há efetivas rupturas em referências ora ultrapassadas.

A propagação, por exemplo, das redes sociais como Facebook e Whatsapp, fez com que o mundo alterasse a sua forma de interação.

Isso ofereceu igualmente um gigantesco mercado online, hoje também muito conhecido como Marketing Digital.

Temos inúmeros exemplos nesse sentido, principalmente quando olhamos para trás ao longo de todo nosso desenvolvimento.

7. Novos saberes

Ciência! Ciência! Ciência! Esta é, pois, inovação baseada em novos conhecimentos e saberes.

Chamadas de “superestrelas” por Drucker, a última das fontes de oportunidades inovadoras são as que demandam maior envolvimento laboral.

Como todos nós sabemos, a ciência se constitui por meio de métodos comprovadamente testados, requerendo muito tempo de estudo e trabalho.

Todavia, apesar de toda essa complexidade, mudanças apoiadas em pesquisas científicas, como as exemplificadas no site da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo), agregam valores extraordinários a toda comunidade.

Revela-se que o conhecimento não-científico pode também aqui se encaixar. No entanto, da mesma maneira, irá requerer algum tipo de busca de informação e método relativamente sistemático para eventual implementação.

   

Conclusão

Fontes de oportunidades inovadoras
Ilustração por Harish Sharma em pixabay.com

Destacadas essas valiosas causas de oportunidades, é possível visualizar de maneira mais prática a temática empreendedora.

Os exemplos são múltiplos e cada um pode ainda se enquadrar em diferentes categorizações.

Importa, sobretudo, também compreender a grave questão das condições particulares que cada localidade, região, país e cultura possuem para empreender

Assim, as fontes citadas são possíveis espaços a serem explorados pelos empreendedores criativos, que buscam diversificar e criar novas formas, produtos e maneiras para se colocarem no mundo conforme suas possibilidades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor – Práticas e Princípios; São Paulo, editora CENGAGE Learning, 2011. 11° ed.

¹conferem à opinião do autor

Leonardo Marioto

Leonardo Marioto

Servidor público. Músico e escritor nas horas vagas. É também responsável pelo maior site de humanas do Brasil! Formado em Administração pela UNICEP, com especialização em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar.

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