Qual a Importância da Classificação da Informação para as Empresas?

com a chegada do big data, a classificação da informação vem ganhando cada vez mais importância no mundo dos negócios
Classificação da informação
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Com a chegada do big data, a classificação da informação vem ganhando cada vez mais importância no mundo dos negócios.

Hoje, já existem leis e normas, como a ISO 27001 e a Lei Geral de Proteção de Dados que trazem disposições para o tratamento responsável de dados e informações.

Você irá aprender neste artigo dois tópicos essenciais: a classificação da informação e os princípios básicos para garantir a sua segurança.

Mas antes, veremos a importância que as informações têm, em geral, para gestão estratégica das empresas.

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Estratégia e informação: duas variáveis interdependentes

De acordo com Sacconi (1998), estratégia é o “conhecimento necessário para a realização de desígnios hábeis”, ou seja, por meio de dados e informações alcançar novas posições previamente pensadas. 

Dessa forma, é um ato voltado à racionalidade, que necessita de método e “coerência”.

Logo, podemos dizer que estratégia é a necessidade criativa que toda a empresa possui de traçar planos e objetivos para alcançar uma posição futura.

A principal arma para uma boa estratégia

A “arma” fundamental para uma estratégia eficaz é, sem dúvidas, a informação.

Contudo, ela precisa ser confiável e relevante para que de fato tenha valor.

Classificação da informação: pública, interna, confidencial e secreta

Dentro das empresas, as informações são classificadas em níveis de prioridade e segurança.

Autores, como Boran (1996), Wadlow (2000) e Abreu (2001) as classificam em 4 níveis distintos:

1. Pública

Informações que “podem vir a público”, pois, teoricamente, não representam grandes ameaças caso se tornem públicas.

Dessa maneira, são acessíveis a quaisquer pessoas, ainda que essas estejam fora dos limites institucionais.

2. Interna

São informações que, a priori, não devem ser publicizadas a qualquer pessoa. Devem, portanto, ser acessadas apenas por colaboradores internos.

Contudo, caso se tornem públicas, não deverá haver consequências graves. 

3. Confidencial

Informações que não podem ser disponibilizadas ao público em geral, ou, ainda, só deverão ser divulgadas a grupos específicos de funcionários.

Caso haja divulgação indevida, a empresa poderá ser prejudicada tanto financeiramente quanto estrategicamente.

4. Secreta

Informação secreta
Imagem por Robin Higgins em pixabay.com

Representam informações cruciais e, por isso, necessitam de total preservação e segurança. 

O acesso a elas deve ser estratégico, isto é, restrito a um seleto grupo de funcionários. 

A divulgação equivocada trará um alto risco para a manutenção da empresa.

Classes de informação em uma empresa de serviços

Veja abaixo um exemplo de cada uma das classificações em uma empresa de serviços:

  • Pública: informações a serem divulgadas aos clientes, às mídias e à sociedade em geral.
  • Interna: normativas internas, de funcionamento, etc.
  • Confidencial: indicadores de desempenho, relatórios, informações de projetos, etc.
  • Secreta: dados privados de funcionários, clientes, fornecedores, informações de nível estratégico.

Segurança da informação: princípios básicos

Classificação da informação
Imagem por janeb13 em pixabay.com

Podemos destacar três princípios básicos para a garantia da segurança da informação.

São eles:

  1. Confidencialidade: acesso por pessoas específicas e autorizadas;
  2. Disponibilidade: informação disponível no exato momento em que for requisitada; e
  3. Integridade: relacionada à proteção, a integridade é a garantia de que a informação não foi alterada por pessoas não autorizadas.


Além dessas três características, existem ainda cinco critérios para que a informação seja considerada segura:

  1. Autenticidade: informação ou usuário genuínos;
  2. Admissibilidade: não ocultação de envio ou recebimento; 
  3. Legalidade: estar em acordo com a legislação vigente;
  4. Privacidade: em caso de necessidade, a informação deve ter o seu acesso/modificação restrito somente para quem a criou; e
  5. Rastreabilidade: capacidade de identificação dos usuários/locais/datas que a informação foi acessada/modificada, etc.

Prejuízos na disseminação da informação confidencial e secreta

A disseminação de informações confidenciais e secretas, ainda que em graus distintos, trazem prejuízos a qualquer organização.

Grosso modo, esse tipo de vazamento pode trazer graves consequências, como perda financeira, diminuição de credibilidade, danos estratégicos perante aos concorrentes, entre outras crises.

Aos responsáveis, ainda que sem intenção, também poderá haver custos, como perda da confiança profissional e, até mesmo, serem processados judicialmente.

O papel das pessoas na segurança da informação

As pessoas desempenham, positivamente ou negativamente, importante papel na segurança estratégica da informação.

Na verdade, o capital humano é o principal responsável por garantir que os dados não sejam violados. 

Nesse sentido, os gestores devem demonstrar a importância da segurança de cada informação, bem como realizar treinamentos para manipulação desses dados a fim de manterem a integralidade.

A verdade é que políticas de Segurança da Informação trazem uma maior confiança a todos os stakeholders: funcionários, acionistas, clientes, sociedade, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SACCONI, Luiz Antonio. Dicionário da Língua Portuguesa, São Paulo, 1998.

ABREU, Dimitri. Melhores Práticas para Classificar as Informações. Módulo e-Security Magazine. São Paulo, 2001.

BORAN, Sean.  IT Security Cookbook, 1996.

WADLOW, Thomas. Segurança de Redes. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2000.

Servidor público. Músico e escritor nas horas vagas. É também responsável pelo maior site de Administração e Gestão Pública do Brasil. Formado em Administração pela UNICEP, com especialização em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar.

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