Dado, Informação e Conhecimento: Você Sabe a Real Diferença entre esses Conceitos?

o conceito de conhecimento refere-se a um conjunto de informações que, por sua vez, refere-se a um conjunto de dados. Parece complexo? Entenda com exemplos práticos!

Sem tempo para ler o artigo? Aperte o PLAY e ouça-o na íntegra!

Existem conceitos que são muito comuns ao conhecimento humano e, dentre eles, estão o dado, informação e o próprio conhecimento em si. São termos utilizados de forma frequente, principalmente no uso cotidiano de tecnologias diversas.

Esses conceitos podem ser encontrados em muitos lugares diferentes. No entanto, apesar de serem tão comuns, ainda existem dúvidas em suas aplicações.

Por isso, preparamos este breve artigo que irá lhe ajudar a compreender as particularidades de cada um desses termos.

O que você vai encontrar neste artigo:

1. Introdução: dado, informação e conhecimento
2. Dado
3. Informação
4. Conhecimento
5. Bônus: inteligência e sabedoria

PUBLICIDADE

Quais as diferenças entre os conceitos de dado, informação e conhecimento?

Podemos dizer que as expressões “dado, informação e conhecimento” estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, principalmente com a democratização dos canais de comunicação, bem como com o advento do big data.

Apesar de diferenças objetivas, é possível constatarmos também a existência de uma ligação entre cada uma delas, ou seja, uma relação de dependência em que uma deriva da outra.

Além disso, tem-se o uso em conjunto, que pode ser aplicado em soluções que facilitam a execução de processos e atividades organizacionais.

Dados que geram informações capazes de gerar conhecimento

As demandas informacionais de uma empresa, por exemplo, podem ser facilitadas e/ou automatizadas a partir da função dos três conceitos. Para facilitar a compreensão entre eles, é necessário analisá-los em exemplos práticos, para que as relações sejam desvendadas e as diferenças fiquem cada vez menos nebulosas.

O conceito de conhecimento refere-se a um conjunto de informações que, por sua vez, refere-se a um conjunto de dados. Parece complexo? Fique tranquilo, que você vai entender com os exemplos práticos a seguir!

Qual o conceito de dado?

De uma forma generalista, dados são códigos que geram insumos em informações. No entanto, o dado é uma informação que não foi tratada.

Os dados podem ter mais de um significado dependendo da forma e do contexto em que ele for aplicado, mas, sozinho, ele não é capaz de transmitir uma mensagem ou um tipo qualquer de conhecimento.

Veja só um exemplo:

Durante o ano eleitoral, pesquisas de intenção de votos são repetidamente realizadas. Pense em um dado como sendo um voto e, em um cenário com 100 votos, 1 único voto não é capaz de gerar valor algum.

Logo, somente quando existe um grupo de dados que é possível analisar determinado cenário.

Dados e investigações criminais