Federal Reserve System: Qual é o Papel do Banco Central dos EUA?

o Fed tem aspectos de natureza coletiva e privada, tendo a difícil missão de assistir interesses distintos
Federal Reserve System
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os Estados Unidos comunicaram há pouco um significativo pacote de medidas na busca de conter a atual crise sanitária de 2020, mais diretamente com o auxílio do Federal Reserve System.

Mas você conhece o real significado dessa pequena valiosa sigla?

O que é o Federal Reserve System?

Criado em 23 de dezembro de 1913, o Federal Reserve System – Fed (Sistema de Reserva Federal em português) é o Banco Central dos Estados Unidos.

Essa organização, em resumo, é responsável por formular a política monetária do país, além de supervisionar o sistema bancário.

PUBLICIDADE

A estrutura desse sistema é composta por um (1) Conselho de Governadores, pelo chamado (2) Federal Open Market Committee – FOMC e pelo (3) Federal Reserve Banks, que nada mais são do que os bancos regionais que se localizam nas maiores cidades norte-americanas.

Além disso, existem ainda os conselhos consultivos e os representantes de bancos particulares.

Pela inclusão desses bancos, o Fed tem aspectos de natureza coletiva e privada, tendo a difícil missão de assistir interesses distintos. Ou seja, por um lado, a coisa pública, e de outro, os apetites sui generis dos banqueiros privados.

FOMC, O COPOM americano

É importante destacarmos também o Comitê Federal de Mercado Aberto-FOMC, um comitê que funciona dentro do Fed.

O FOMC, grosso modo, é formado pelo presidente de cada um dos bancos regionais e pelos membros do Conselho de Governadores.

Simultaneamente, equipara-se ao COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) do Brasil. Isto é, o FOMC tem a responsabilidade pela formulação da política monetária americana.

Jerome Powell, Federal Reserve System
Jerome Powell, presidente do FOMC, durante entrevista coletiva em 3 de março de 2020.

As diversas funções do Federal Reserve System

Além das funções citadas acima, o Federal Reserve System tem também as seguintes incumbências:

  • Emissão e recompra de títulos públicos;
  • Impressão de moeda;
  • Orientação da política cambial;
  • Supervisão de atividades bancárias nos EUA;
  • Elaboração das políticas de crédito e outras atividades paralelas.

Dessa forma, esse sistema atua diretamente em toda a economia americana.

Manipula demandas importantes, como a quantidade de moeda em circulação, oferta de crédito e o valor do “aluguel” do dinheiro, ou seja, determinação da taxa de juros.

Conheça o site oficial do Fed

FED Estados Unidos
Fachada do Banco Central dos EUA – Imagem por AgnosticPreachersKid. Licença CC BY-SA 3.0

Federal Reserve System e a crise de 2020

Atualmente, com o crescimento da crise sanitária, economias globais como a dos Estados Unidos começaram a tomar medidas sérias para tentar conter danos às suas estruturas econômicas.

No último domingo, dia 15/03, o Banco Central Americano cortou, em uma reunião excepcional, a taxa de juros dos Estados Unidos, levando-a para um patamar de 0 a 0,25%.

Foi a segunda vez, no ano de 2020, que o Fed reduz a taxa de juros a fim de combater os efeitos econômicos indesejados gerados pela crise.

Nessa mesma direção, a autoridade monetária também aprovou outras medidas, como taxa zero para depósitos compulsórios dos bancos.

Além disso, para estimular a economia, injetou U$ 500 bilhões na compra de títulos do Tesouro e U$ 200 bilhões em hipotecas.

Fed e a crise financeira de 2008

Vale a pena enfatizarmos também o papel que o FED teve na crise financeira de 2008.

Rapidamente, destacamos trecho do artigo da SciELO “A atuação do Fed antes e depois do estouro da bolha imobiliária“, que fala estritamente da atuação do banco à época:

“O Fed passou da leniência durante a formação da bolha para o intervencionismo exacerbado, com atuação intensa como emprestador de última instância, após a decisão de deixar quebrar o Lehman Brothers.

A partir desse momento, o Fed agiu com pragmatismo e discricionariedade, como em outros episódios de instabilidade financeira nas últimas décadas.

Dessa vez, contudo, essa mudança brusca seguiu-se aos anos de predomínio das teses que compunham o chamado Novo Consenso.

Pode-se argumentar que o Fed apesar da disposição para agir de forma pragmática, foi leniente com a formação da bolha, em grande medida por influência dessas concepções e dos interesses que as sustentam, em especial dos mercados financeiros.”

Escrevemos um artigo falando apenas sobre a crise financeira de 2008!

Curiosidades do Fed

Diversos documentários, de forma crítica, foram produzidos relatando um pouco do funcionamento do Fed: “Zeitgeist, the Movie“, “Zeitgeist: Addendum” e “The Money Masters” são alguns deles.

Este último, cuja tradução em português é “Os Mestres do Dinheiro”, demonstra uma realidade mais crua do capitalismo mundial, principalmente em relação ao poder dos bancos no sistema financeiro dos Estados Unidos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

About The Fed. Federal Reserve Board. Acesso em: 12 de março de 2020.

Structure of the Federal Reserve System. Federal Reserve Board. Acesso em: 12 de março de 2020.

FED – Federal Reserve System in Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2020. Acesso em: 17 de março de 2020.

FED. Bússola do Investidor. Acesso em: 17 de março de 2020.

Bullio, Olivia; Ferrara, Daniel Nicolau; Cunha, Patrícia; Carvalho, Carlos Eduardo. A atuação do Fed antes e depois do estouro da bolha imobiliária: discricionariedade e mandato de bancos centrais em contexto de desregulamentação financeira. SciELO, 2011. Acesso em 13/02/2021.

Servidor público. Músico e escritor nas horas vagas. É também responsável pelo maior site de Administração e Gestão Pública do Brasil. Formado em Administração pela UNICEP, com especialização em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse de graça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts recentes

Posts populares