Frederick Taylor: Entenda a Teoria da Administração Científica!

a partir de então, Taylor começou a encontrar sua vocação dentro da área administrativa passando de operário a engenheiro-chefe
Frederick Taylor
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Engenheiro mecânico, teórico e idealizador dos conceitos que compõem a Teoria da administração científica, Frederick Taylor trouxe importantes contribuições que auxiliaram na construção das abundantes teorias administrativas.

Em conjunto com Henri Fayol, mentor da Teoria clássica da Administração, Taylor ajudou a aprofundar os estudos nesse campo.

Faremos aqui uma breve introdução geral à vida de Taylor.

Depois, explicaremos com mais detalhes os principais preceitos de sua teoria.

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Clique em um dos tópicos abaixo se preferir:

  1. Início da trajetória de Taylor
  2. Desenvolvimento da Teoria da adm. científica
  3. Primeiro período
  4. Segundo período
  5. Principais preceitos da Adm. científica
  6. Legado e críticas a Taylor

O início da trajetória de Frederick Taylor

Frederick Taylor nasceu em 1865 na pequena cidade de Germantown, EUA.

Sua família tinha boas condições de vida e, desde pequeno, teve contato com uma excelente educação.

Parte desse ensino foi oferecido pela própria mãe Anette, até ir para a Europa por 18 meses com o objetivo aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Quando completou 16 anos de idade, Taylor começou a estudar na Phillips Exeter Academy, em New Hampshire.

Universidade de Harvard

Posteriormente, Taylor foi aceito em Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

Em Harvard, cursou direito, área também de estudo de seu pai.

Todavia, quando tudo parecia estar caminhando a uma dada direção, o jovem resolveu mudar os rumos de sua carreira.

Assim, trocou Harvard pela Enterprise Hydraulic Works, empresa onde foi aceito como aprendiz em meados do ano de 1873.

Já em 1878, muda novamente de trabalho para um negócio de construção de máquinas, este agora chamado de Midvale Steel Works.

Em Midvale, Frederick Taylor passou de operário a engenheiro-chefe

Midvale Steel Company
Mulheres trabalhando nas lojas de material bélico da companhia onde Taylor também trabalhava Midvale Steel – National Archives and Records Administration. Domínio Público

A partir de então, Taylor encontrou sua vocação dentro da área administrativa. Passou de operário a engenheiro-chefe. Tão logo também se inspirou dando início à sua teoria da Administração científica.

Desenvolvimento da Teoria da administração científica

Em 1911, Frederick Taylor escreve seu trabalho mais conhecido, o foco de nosso post: “Princípios de Administração Científica“.

Nesse segundo livro (o primeiro foi “Administração de Oficinas”), Taylor traz exemplos e situações de seu cotidiano no sistema fabril, ambiente responsável por suas experiências como gestor.

Foi nesse momento que o americano descreve os quatro princípios fundamentais de sua teoria, que veremos mais detalhadamente a seguir: planejamento, preparo dos trabalhadores, controle e execução.

A obra logo se tornou essencial a todos aqueles que planejam, executam ou gerem quaisquer tipos de empresas.

Para saber mais, acesse o link do livro abaixo:

Princípios de Administração Científica
Princípios de Administração Científica, Taylor

Em busca da eficiência industrial

Taylor passou por diversas empresas e setores de produção, até trabalhar como engenheiro, sua área de formação.

Assim, ele desenvolveu uma pesquisa focada no melhoramento da eficiência industrial.

Propôs também uma divisão teórica da administração em dois períodos, os quais destacaremos a seguir.

A Administração científica de Taylor: primeiro período

As primeiras publicações de Taylor ocorrem entre os anos de 1895 e 1903, quando escreve o livro “Administração de Oficinas”.

Para dar sentido às suas pesquisas, ele iniciou seus estudos tendo como base o trabalho dos operários.

Porém, mais tarde estendeu as suas observações à administração como um todo.

Nessa primeira fase, deteve-se a analisar atentamente o trabalho e as técnicas de produção.

O estudo dos tempos e movimentos

Tempos e movimentos
Imagem por mohamed Hassan em pixabay.com

Para tanto, criou um conceito chamado de estudo de tempos e movimentos, cujo fim era o de aumentar a produtividade à medida que encurtava o tempo gasto para realização de cada tarefa.

Após suas observações e análises, concluiu que os indivíduos produziam menos do que tinham capacidade, devido aos equipamentos da época e outras relações.

Além disso, verificou que essa tendência se estenderia para todos de um mesmo setor.

Primeiras conclusões de Taylor

Num primeiro momento, Taylor concluiu que administrar adequadamente era sinônimo de pagamento salarial justo em conjunto com a minimização dos custos de produção.

No entanto, isso só seria possível com a aplicação de métodos científicos de pesquisa e apuradas experimentações.

Além disso, também percebeu que os funcionários precisavam contar com materiais adequados e condições razoáveis de trabalho.

Esses fatores deveriam ser cientificamente selecionados.

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Dessa forma, os empregados deveriam treinar suas aptidões para executar serviços e tarefas com mais eficiência.

Segundo período da Administração científica

Após os estudos iniciais, Taylor continuou a desenvolver sua pesquisa na área do trabalho e da administração.

Aqui, adentraremos ao chamado segundo período, em 1911, que envolveu os principais preceitos elaborados por ele.

Estruturação do pensamento científico de Taylor

administração científica
Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Domínio Público

Durante essa época, Taylor começou a elaborar um pensamento científico voltado para uma estruturação empresarial que possibilitasse a operacionalização do trabalho.

Assim, começou a identificar períodos de ociosidade no trabalho, funcionários com conhecimentos insuficientes, escassez de padrões e métodos uniformes para uma realização mais ajustada das atividades organizacionais, entre outras coisas.

Sistema de administração: análise e bom senso

Para a resolução desses problemas, o americano estruturou um importante sistema de administração intitulado de “Gerência Científica no Trabalho” e também a “Organização Racional do Trabalho“.

Taylor propôs uma divisão de eficiência do trabalho dentro das empresas, englobando 75% (setenta e cinco) em análises e 25% (vinte e cinco) no que ele chamou de bom senso.

Administração como atividade científica

Uma das contribuições mais importantes durante esse segundo período foi pensar na administração em forma de ciência.

Para isso, propôs um procedimento realizado de maneira gradual e sem mudanças radicais.

Sua preocupação maior era a de justamente não atrapalhar o equilíbrio entre funcionamento empresarial e operários.

Principais preceitos da Administração científica

Ao longo de suas pesquisas, Taylor defendeu a existência de um arranjo já definido com relação à administração científica e à maneira pela qual ela influencia a empresa e seus funcionários.

Algumas questões, como salário de funcionários, organização interna do empreendimento, qualificação do trabalhador X divisão de tarefas e correção da exploração indevida do trabalhador apenas em prol dos interesses patronais deveriam ser aprimoradas a fim de se alcançar uma eficiência maior.

Para ele, esses aspectos deveriam ser sistematicamente revistos.

Propostas básicas da Administração científica

De acordo com as questões citadas acima, os estudos da administração científica concentraram-se em algumas  propostas básicas, como:

  • Planejamento;
  • Alta especialização de tarefas
  • Padronização dos métodos de trabalho;
  • Remuneração salarial atrelada com nível de produção; individual; e
  • Controle de Trabalho feito pelas gerências.

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Consequentemente, tais propostas entraram em conflito com a cultura empresarial da época, que era caracterizada sobretudo pela falta de união e solidariedade entre os funcionários.

De qualquer forma, sua pesquisa trouxe uma série de importantes diretrizes à área administrativa.

Quatro princípios fundamentais da Administração científica

Os princípios da chamada Administração científica, destacados em seu livro de 1911, envolveram aspectos importantes que se desenredaram em quatro diretrizes principais:

  1. O desenvolvimento do pensamento administrativo enquanto ciência;
  2. A concepção de uma seleção científica do trabalho;
  3. A realização de treinamentos com métodos rigorosamente científicos; e
  4. A promoção da cooperação harmoniosa entre trabalhadores e gerências.

A organização do trabalho científico

Em meio à criação da teoria da Administração científica, Frederick Taylor estipulou orientações teóricas com a finalidade de garantir máxima eficiência de produção, além de minimizar os seus custos.

Dessa forma, substituiu métodos primários e superficiais em benefício do fazer científico.

Por meio do que classificou como “organização racional do trabalho”, instituiu:

  • Seleção metodológica do trabalhador, isto é, cada um ocupa-se daquilo que teoricamente possui mais aptidão;
  • Determinação de tempo-padrão para cada atividade (tempo estabelecido pelo alto escalão);
  • Planos de incentivos e recompensas salariais;
  • Priorização do trabalho em equipe com gerências focadas na supervisão de trabalho;
  • Divisão de cargos e tarefas para o aumento da eficiência; e
  • Melhores condições de trabalho.

Tornou-se notável que, com o passar do tempo, as ideias de Taylor influenciaram a composição estrutural das instituições, oferecendo suporte à criação de culturas organizacionais múltiplas.

O legado da Administração científica

Midvale Steel Company
Mulheres trabalhando nas lojas de material bélico da companhia onde Taylor também trabalhava Midvale Steel – National Archives and Records Administration. Domínio Público

Por meio de seus estudos e observações, Taylor construiu importantíssimo legado o qual influenciou muitos outros teóricos importantes, inclusive de áreas diversas.

Entre os principais destacam-se Harrington Emerson, que trabalhou como auxiliar de Taylor e aperfeiçoou algumas de suas ideias. Além de precursores da psicologia do trabalho, como Lilian Gilbreth e Henry Ford, um dos principais nomes da área de estratégia comercial.

Frederick Winslow Taylor faleceu em 1915, pouco tempo depois de instituir os preceitos de sua Administração científica.

Taylorismo

O método de análise sistemática dos processos de trabalho é considerado relevante até os dias atuais, ficando conhecido como Taylorismo.

Benefícios como aumento salarial, valorização e qualificação de funcionários, redução de jornadas e dias de folga remunerados, são algumas de suas contribuições.

Críticas ao taylorismo

Por outro lado, toda essa sistematização rígida levou a uma maior mecanização do homem no trabalho.

Aqui, a face social e humana do trabalhador restou quase que completamente perdida.

Administração científica e Charles Chaplin

Uma das críticas mais contundentes da época sobre como o trabalho estava tornando-se cada vez mais mecanizado, não só com o advento da teoria de Taylor mas também com tantas outras, foi a produção do filme “Tempos Modernos“, de Charles Chaplin.

Administração científica
Na cena mais famosa do filme “Tempos Modernos”, Chaplin interpreta trabalhador. Domínio Público

Ainda assim, a Teoria científica foi primordial para a evolução de todo o pensamento administrativo que surgiria posteriormente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TAYLOR, Frederick W. Princípios de Administração Científica, São Paulo, Atlas, 2010, 8º ed.

RIBEIRO, Rento Vieira. Teorias da administração; Curitiba, IESDE BRASIL S.A, 2007.

SILVA, Benedito. Taylor e Fayol; Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1960.

WIKIPÉDIA. Frederick Taylor. Acesso em 10/06/2020.

Servidor público. Músico e escritor nas horas vagas. É também responsável pelo maior site de Administração e Gestão Pública do Brasil. Formado em Administração pela UNICEP, com especialização em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar.

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